gov.br

Departamento de Psicologia

Área do conteúdo

Nota de repúdio à perseguição política contra cinco professores da faculdade de direito da universidade federal do ceará.

Data de publicação: 28 de setembro de 2020. Categoria: Sem categoria

Diante dos recentes fatos ocorridos na Faculdade de Direito da UFC, com indicação de abertura de Processo Administrativo Disciplinar contra docentes de reconhecida contribuição para o debate democrático e com atuação comprometida com a instituição em diferentes esferas representativas – principalmente em defesa de uma instituição plural e aberta ao diálogo – nós, docentes e técnicos-administrativos do Departamento de Psicologia, em conjunto com o Centro Acadêmico de Psicologia Fátima Sena, vimos manifestar nosso apoio, porque reconhecemos em tais atos um risco à existência da própria universidade.

Vivemos sob a sombra de um tempo estranho, no qual o autoritarismo tem sido naturalizado e busca a normalização institucional. Não podemos nos omitir e por isso queremos declarar nossa posição de resistência. Aos fatos que estão ocorrendo com os docentes da Faculdade de Direito, vemos se somar o processo de exclusão das representações estudantis nos conselhos superiores, deixando-nos apreensivos sobre os rumos que nossa Universidade está tomando, levando ao obscurantismo de formas tirânicas que em nada combinam com as lutas representativas em defesa da convivência democrática dos diferentes setores que a compõem.

A defesa da nossa universidade, ante os desmandos que ocorrem no nosso país e ameaçam diretamente a UFC, é o que justifica nosso posicionamento. Quando calamos sobre as arbitrariedades, selamos uma omissão perigosa que tende a se voltar contra nós mesmos. Alcemos nossa voz, pelos companheiros docentes e por nossa universidade.

Fortaleza, 21 de setembro de 2020.

Subscrevem os professores, servidores técnico-administrativos e membros do Centro Acadêmico vinculados ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.